terça-feira, 23 de abril de 2013

ALERTA: Índice Ultravioleta valores elevados nos próximos dias

Previsão do Índice Ultravioleta (IUV) para hoje (23-abril) e próximos dias (24 e 25 de abril)

Para hoje, dia 23 de abril prevê-se um aumento do IUV máximo diário para Portugal Continental, podendo atingir o nível MUITO ALTO (9) em grande parte do território. Para os próximos dias 24 e 25 de abril prevê-se a continuação de valores elevados do IUV, com níveis MUITO ALTOS (8) em todo o continente.

Para a Região Autónoma da Madeira prevê-se também um aumento dos valores máximos diários do IUV, podendo atingir o nível MUITO ALTO (10) hoje dia 23 de abril e nos dias seguintes.

Para a Região Autónoma dos Açores prevê-se para os dias 23 (hoje) e 25 de abril (5ª feira) valores máximos diários do IUV que poderão atingir o nível MODERADO (³2,5 e <5,5) nos grupos central e ocidental e o nível ALTO (>=5,5 e <7,5) no grupo oriental. Para o dia 24 de abril 2013 preveem-se valores máximos diários do IUV que serão BAIXOS (<2,5) no grupo ocidental, MODERADOS (>=2,5 e <5,5) no grupo central e ALTOS (>=5,5 e <7,5) no grupo oriental.

Valores muito elevados de IUV ocorrem por vezes em Abril, no Continente e na Madeira. Para a ocorrência destes valores elevados contribui a elevação solar, que aumenta com a aproximação ao solstício de verão (21-junho) e a redução prevista do ozono total para os próximos dias (por ex., em Lisboa inferiores a 325 Unidades Dobson), bem como as condições previstas de pouca nebulosidade para hoje e para os próximos dias em Portugal Continental e na Madeira.

Para mais informações consulte a página web do IPMA dedicada à radiação ultravioleta.

As recomendações da Organização Mundial da Saúde e da Organização Meteorológica Mundial:



Fonte: IM

0 comentários:

O tempo em Almada

Visualizações

Meteo ESDS

Meteo ESAA

Radar

Radar